21 de dezembro de 2025

«Encontrareis um Menino»

Queridos amigos, 

«Encontrareis um Menino» (cf. Lc 2, 12). Com esta promessa, na noite de Natal, o Anjo anunciou aos Pastores a razão da nossa Esperança, a causa da nossa alegria. Como Simão Pedro, também os Pastores poderiam ter respondido naquela ocasião: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter conTigo» (cf. Mt 14, 28).

A nossa Fé cristã não é uma doutrina teórica, uma fábula ou uma moral. A nossa fé cristã é um feliz encontro com este Menino, cujo nome Jesus revela a Sua missão: Deus salva. Por isso, Ele veio para os que eram Seus e justamente «a Ele pertencemos, somos o Seu povo, ovelhas do Seu rebanho» (cf. Sl 100). Ele veio para nos salvar da tristeza, da solidão, da morte, do pecado. Veio para nos dar a Vida e a Paz. Veio pequeno e vulnerável, embora fosse Todo-Poderoso. Veio do Céu à Terra para nos revelar Deus e para nos revelar o Homem. Veio para nos mostrar o caminho de volta para o Céu: «Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por Mim» (cf. Jo 14, 6). 

Com base nas promessas dos profetas e com base nos Seus gestos e palavras, muitos à Sua volta desejavam ver Jesus. Foi assim com os Pastores (cf. Lc 2, 15), com os Magos (cf. Mt 2,2), com o próprio Rei Herodes (cf. Lc 23, 8), com os gregos (cf. Jo 12, 21), com Zaqueu (cf. Lc 19, 3), com o Apóstolo Tomé (cf. Jo 20,25), com os escribas e fariseus (cf. Mt 12, 38), com os samaritanos (cf. Jo 4, 29) e com tantos outros. 

Este desejo de ver manifesta-se de modo especial no Seu Pai adotivo – S. José – e na Sua Mãe, à espera deste Bebé durante nove meses, desde a Anunciação do Anjo Gabriel. Em Maria, há uma ansiedade que a leva a exclamar “ó!” e que deu origem à bela devoção a Nossa Senhora do Ó (Padroeira da nossa Paróquia da Carvoeira) ou Nossa Senhora da Expectação desde o século VI. Esse “ó!” repete-se nas várias Antífonas do Ó que diariamente rezamos nos dias de Advento mais próximos ao Natal. 

Como cada figura do presépio, seria muito bom lembrarmo-nos de que estamos todos à espera do bebé neste tempo de Advento e de Natal. Como seria bom despertarmos este ardente desejo de ver o Menino! Passados 2025 anos do Seu nascimento, repetimos novamente esse anúncio a todos aqui na Ericeira e na Carvoeira: «encontrareis um Menino»! Vamos todos apressadamente ao Presépio para ver e adorar o Menino. Assim, convido-vos para a Missa na noite de Natal às 24h (Ericeira) ou às 9h (Fonte Boa dos Nabos), 10h15(Senhora do Ó, na Carvoeira) ou 12h (Ericeira) no dia de Natal. 

Este Menino continua a deixar-Se encontrar na Sua Mãe e em cada cristão, na Igreja, na Hóstia consagrada na Eucaristia, nos Sacerdotes (agindo in persona Christi nos sacramentos), nos pobres e vulneráveis – «cada vez que fizerdes isto a um destes pequeninos, a Mim o fizestes» (cf. Mt 25). 

Com base nestas palavras «encontrareis um Menino», decidimos encomendar mais 500 estandartes de Natal, para que em cada casa e cada rua da Ericeira e da Carvoeira se possa encontrar o Menino Jesus na porta ou na janela. 

Nesta ardente esperança, desejamos também tudo aquilo que só o Menino nos pode dar. Ele é o Príncipe da Paz e queremos pedir-Lhe que nos conceda esse dom no Dia Mundial da Paz, dentro da oitava de Natal. À semelhança do ano anterior, as Paróquias da Vigararia de Mafra irão juntar-se na celebração da Missa pela Paz, presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, no dia 1 janeiro de 2026, às 19h, no claustro da Basílica de Mafra. Depois haverá uma sopa oferecida nos claustros e um Concerto de Carrilhão às 21h, seguindo-se a Vigília de Oração pela Paz das 21h30 em diante, até à manhã de 2 janeiro.   

Um santo Natal a todos e óptimo ano 2026, cheio de paz! 

Um abraço amigo do padre Tiago