PATRONO S. PEDRO
O Evangelho dá-nos bastantes traços acerca do nosso padroeiro S. Pedro.

Simão Pedro era um simples pescador, oriundo de Betsaida, mas residente em Cafarnaum, na margem do Mar da Galileia. Tinha um irmão chamado André e sabe-se que tinha uma sogra, mas não há mais dados familiares. Um dia, ele e os seus companheiros ouviram Jesus ordenar: «Faz-te ao largo!». Embora cansado e desanimado, Simão Pedro obedeceu: «Mestre, andámos na faina toda a noite, mas nada apanhámos; mas à Tua Palavra lançarei as redes» (Lc 5, 5).

A pesca milagrosa que se sucede fá-lo tomar consciência de quem Jesus é e de quem Simão Pedro é: «Afasta-te de mim, Senhor, que sou pecador.» (Lc 5,8)

A resposta de Jesus dá-lhe uma nova identidade e missão: «Não tenhas receio! De hoje em diante serás pescador de homens.» (Lc 5,10)

Este pescador de homens é que apontará decidido a identidade de Jesus quando Este lhes pergunta: «E vós, quem dizeis que Eu sou? (…) Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.» (Mt 16, 16)

E de novo Jesus revela a identidade a Simão: «Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.» (Mt 16, 18-19)

É Simão Pedro quem responde primeiro, quando Jesus pergunta aos apóstolos, na sequência da debandada da multidão que não compreende o discurso do Pão da Vida: «Também vós quereis ir embora?» Simão Pedro dirá: «A quem iremos nós, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna! Por isso nós cremos e sabemos que Tu é que és o Santo de Deus.» (Jo 6, 68-69)

Simão promete fidelidade a Jesus mas acaba por O negar por três vezes, antes de o galo cantar na noite em que Jesus foi preso e condenado à morte de cruz. Por isso, o olhar compadecido de Jesus cruza-se com o seu e Simão Pedro chora amargamente arrependido.

Mais tarde, Jesus ressuscitado perguntar-lhe-á por três vezes: «Simão, filho de João, tu amas-Me?» (Jo 21,16). À sua resposta, Jesus confia-lhe a missão: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais novo, tu mesmo atavas o cinto e ias para onde querias; mas, quando fores velho, estenderás as mãos e outro te há-de atar o cinto e levar para onde não queres.» (Jo 21, 17-18).

Simão Pedro é o primeiro Papa da Igreja. Ele irá evangelizar precisamente na capital do império romano, em Roma, onde morre mártir na terrível perseguição aos cristãos desencadeada por Nero.

Muito mais se poderia dizer sobre Simão Pedro, mas o essencial é crescer na amizade com ele e como ele seguir Jesus.
S. Pedro, roga por nós!