ESCUTEIROS

A Ericeira é uma terra de gente pioneira no Escutismo. Foi uma das primeiras Paróquias da zona do Oeste a formar e abrir um Agrupamento de Escuteiros, quando em 1951 fundou o então designado Grupo 127 «Vasco da Gama» que se manteve em atividade durante a década de 1950.

O Escutismo regressou à Ericeira em 29 de agosto de 1982, com a reabertura do Agrupamento com um novo número de filiação, 679-ERICEIRA, que se manteve em atividade até 1988, ano em que foi decidido a sua suspensão.

O desejo de reabertura dos Escuteiros da Ericeira permaneceu bem vivo e os primeiros contactos entre a Paróquia e o Escutismo Católico Português estabeleceram-se em novembro de 2012. O ressurgimento do Agrupamento 679 é a aposta da Paróquia e do CNE na consolidação e expansão do Escutismo na zona da Ericeira e concretiza o desejo antigo da comunidade que há muito aguardava a reabertura do seu Agrupamento, permitindo assim a prática do Escutismo em contacto direto e permanente com as diversas estruturas, instituições e associações da Ericeira.

Caminhando com determinação e atitude aprendemos e partilhamos novas descobertas e desbravamos novos caminhos. Como organização educativa que somos, contribuímos para o desenvolvimento e crescimento das crianças e jovens com o apoio imprescindível dos pais.

O que é ser Escuteiro?

Ser Escuteiro é trocar a cama por um saco de cama, o quarto por uma tenda, os ténis do dia a dia por umas botas de campo… às vezes até descombinar coisas com os amigos para ir a uma atividade.

Ser Escuteiro é levar a casa dentro de uma mochila quando vamos acampar e quando volta para casa não caber tudo lá dentro. É deixar cair o jantar e voltar a pôr tudo na panela, passar fome e frio, mas lembrar-nos sempre desses momentos como os melhores da nossa caminhada escutista.

Desafia-te e torna-te Escuteiro!

Contactos:

CNE Agrupamento 679 ERICEIRA
Rua 5 de Outubro, 14 | 2655-255 Ericeira
Tm: 965803820
E-mail: geral.679@escutismo.pt 

Facebook
Google Maps