QUEM SOMOS
«O vento sopra onde quer» e transporta consigo a doce maresia. A nossa Paróquia de S. Pedro da Ericeira inspira a maresia!

Como o mar ritmado pelas ondas, também a nossa Paróquia acompanha e procura servir o entusiasmo e a serenidade desta vila tradicional de pescadores mas agora também de jovens surfistas, vila de «Jagozes» mas também de tantos que aqui escolheram habitar, vila de quem nos visita ao fim desemana ou dos habituais veraneantes, vila de turistas estrangeiros e de muitos outros que por este mar, gastronomia e beleza natural se deixam encantar.
Situada no Patriarcado de Lisboa, esta é uma vila com uma imensa história «que demora mais de três dias a atravessar», como tantas vezes lembra o Padre Armindo.

Toda esta vila que abraça o infinito mar nos fala da beleza de Deus. E essa beleza pede um espírito contemplativo, atento a Deus e a cada pessoa e a cada situação, bem como um espírito missionário. A nossa paróquia de S. Pedro da Ericeira, atraída pelo exemplo do seu apóstolo Padroeiro, procura ouvir e discernir a Palavra e Vontade de Deus, seguindo Jesus e continuando a Sua Missão de lançar as redes para levar todos a Deus Pai.

Ao serviço da Paróquia desde 2006 está o Cónego Armindo Garcia, com longa experiência ao serviço da Igreja: ordenado sacerdote em Lisboa em 1965, começou por ser professor em vários liceus. Mais tarde, foi Padre formador no Seminário dos Olivais e Seminário de Caparide e Diretor espiritual de muitas gerações de seminaristas, tendo também lecionado na Universidade Católica. Antes de chegar à Ericeira, foi Pároco de S. António do Estoril. O Padre Armindo é reconhecido pelos seus passeios, cultivando boas amizades com as pessoas da terra e os pescadores, sobretudo depois de um célebre resgate na sequência de um trambolhão junto ao porto.

Mais recentemente, em setembro de 2016 chegou o Padre Tiago Fonseca, vigário-paroquial por nomeação do Cardeal Patriarca Dom Manuel Clemente. Ordenado sacerdote poucos meses antes, depois de sete anos nos seminários de Caparide e Olivais, o padre Tiago veio com o entusiasmo de um padre novo que quer levar Deus a todos e todos a Deus. O padre Tiago gosta de passear junto ao porto e pelas ruas, nas conversas de direção espiritual. Embora não seja especialmente dotado para a música, gosta de pôr todos a cantar. Lamentavelmente, ainda não tem jeito para o surf, mas algum talento para a bola, sendo até um potencial reforço do GDUE - Grupo Desportivo União Ericeirense.

Também no território da Paróquia residem as Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima, que prestam um inestimável contributo para a dinâmica da paróquia, juntamente com a Irmã Beta Almendra, Missionária Comboniana da Ericeira e que tem colaborado ativamente em vários projetos. Muitos leigos também se dedicam generosamente na paróquia e nos seus diversos grupos. Graças a todos eles, poderemos ser uma paróquia acolhedora para todos, de modo a que cada um se encontre com Jesus aqui.