GUIÃO DE APOIO | GRUPO 6 - IGREJA UNIVERSAL

Guião de Apoio
Encontros de Reflexão da Caminhada Sinodal

Oração Sinodal:
Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai connosco, e dignai-vos habitar em nossos corações. Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta.
Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça. Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amen.

Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está a acontecer hoje na vossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”? (DP 26)

GRUPO 6

6) Na Igreja universal: Como podemos crescer juntos na fé?

1. Recordamos alguma experiência de encontro com o Papa? Alguma festa das famílias, jornada mundial da juventude (JMJ)?
2. Como podemos crescer juntos na fé com o Papa? Que iniciativas podemos estabelecer tendo em vista a JMJ Lisboa 2023?
3. Como podemos estabelecer laços de proximidade com as outras paróquias de outras partes do mundo?
4. Como podemos crescer na proximidade com comunidades cristãs perseguidas ou a passar dificuldades?
5. Que sugestões podemos dar para a efectiva participação e corresponsabilidade de todos na Igreja?
6. Que feridas, dores, desilusões, obstáculos ou dificuldades experimentámos na caminhada em Igreja que porventura nos tenha afastado da vida comunitária da Igreja?