GUIÃO DE APOIO | GRUPO 1 - IGREJA DOMÉSTICA
09 de fevereiro de 2022

Guião de Apoio 
Encontros de Reflexão da Caminhada Sinodal 

Oração Sinodal: 
Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome! 
Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai connosco, e dignai-vos habitar em nossos corações. Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta.
Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça. Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amen. 

Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está a acontecer hoje na vossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”? (DP 26)

GRUPO 1

1) Na Igreja doméstica – na Família: Como podemos crescer juntos na fé? 


1. Será que rezamos juntos todos os dias? De manhã ou à noite ou em cada refeição? Que propósitos de oração familiar podemos assumir de agora em diante?
2. Participamos juntos na Missa ou não? Valorizamos o Domingo de alguma maneira diferente? 
3. Que desafios encontramos na partilha e transmissão da fé em casa como casal, com os pais, irmãos, filhos e netos? 
4. Procuramos estar atentos uns aos outros em casa: Como pais e irmãos mais velhos, cuidamos dos mais novos? Como filhos e netos, cuidamos das raízes e da memória da família: visitamos, acolhemos, telefonamos, lembramos os nossos avós e tios mais velhos?  
5. A nossa família abre as portas para receber visitas em casa? Evangelizamos outras famílias? Participamos em algum projecto de voluntariado como família?  
6. Que feridas, dores, desilusões, obstáculos ou dificuldades experimentámos na caminhada em Igreja que porventura nos tenha afastado da vida comunitária da Igreja?