GUIÃO DE APOIO | GRUPO 5 - DIOCESE DE LISBOA

Guião de Apoio
Encontros de Reflexão da Caminhada Sinodal

Oração Sinodal:
Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai connosco, e dignai-vos habitar em nossos corações. Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta.
Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça. Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amen.

Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está a acontecer hoje na vossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”? (DP 26)

GRUPO 5

5) Na diocese de Lisboa: Como podemos crescer juntos na fé?

1. Recordamos alguma experiência sinodal feliz ou menos positiva com outras paróquias ou a nível diocesano? Alguma festa da família, jornada diocesana, formação de catequistas, diligência no Patriarcado, etc?
2. Como podemos crescer juntos na fé com o nosso bispo, o Cardeal Patriarca de Lisboa, e com os seus bispos auxiliares?
3. Como podemos estabelecer laços de proximidade com as outras paróquias da nossa vigararia ou diocese?
4. Como podemos crescer na relação com os Seminários, coração da diocese?
5. Que sugestões podemos dar para melhorar a “diocesaneidade”, para promover esse sentido de pertença à Igreja Local, à diocese?
6. Que feridas, dores, desilusões, obstáculos ou dificuldades experimentámos na caminhada em Igreja que porventura nos tenha afastado da vida comunitária da Igreja?