GUIÃO DE APOIO | GRUPO 4 - RESIDENTES E VISITANTES
09 de fevereiro de 2022

Guião de Apoio 
Encontros de Reflexão da Caminhada Sinodal 

Oração Sinodal: 
Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo! Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome! 
Só a Vós temos por Guia: vinde a nós, ficai connosco, e dignai-vos habitar em nossos corações. Ensinai-nos o rumo a seguir e como caminhar juntos até à meta.
Nós somos débeis e pecadores: não permitais que sejamos causadores da desordem; que a ignorância não nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida eterna, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça. Nós vo-lo pedimos a Vós, que agis sempre em toda a parte, em comunhão com o Pai e o Filho, pelos séculos dos séculos. Amen. 

Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, “caminha em conjunto”. Como é que este “caminho em conjunto” está a acontecer hoje na vossa Igreja local? Que passos é que o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso “caminhar juntos”? (DP 26)

GRUPO 4

4) Na relação com os residentes e visitantes crentes e não-crentes na Ericeira/Carvoeira: Como podemos crescer juntos na fé?

1. Reconheço boas experiências que já tivemos juntos enquanto comunidade? (exemplo da Escola dos Pais, por exemplo) 
2. Que causas comuns já congregaram a nossa freguesia? Que necessidades identificamos agora? 
3. Como podemos crescer juntos na fé com aqueles que nos vistam enquanto turistas ou como veraneantes?
4. Como podemos crescer juntos na fé com outras comunidades cristãs (evangélicos, ortodoxos) na nossa freguesia? E com outros grupos religiosos? 
5. Quais são as periferias que precisamos de acolher na nossa comunidade? Migrantes, pessoas em situação de pobreza, pessoas com deficiência, minorias, reclusos, etc? Como os podemos integrar na comunidade? 
6. Como podemos crescer juntos na fé no ardor missionário junto dos católicos “não-praticantes” ou dos não-crentes que vivem à nossa volta ou trabalham connosco? Quais são os obstáculos que eles identificam como motivos para estar afastados da vida comunitária da Igreja? 
7. Que feridas, dores, desilusões, obstáculos ou dificuldades experimentámos na caminhada em Igreja que porventura nos tenha afastado da vida comunitária da Igreja?