Queridos amigos, cá estamos novamente para contar um bocadinho do que foi o último mês nas nossas paróquias.

Ainda em abril, tivemos a Corrida JMJ da Páscoa, organizada no feriado de dia 25. Foi uma manhã muito especial, com muitas crianças, jovens e veteranos (onde eu já respeitosamente me incluo) a correr pelas ruas da Ericeira. Foi emocionante ver tantos apoiantes ao longo das ruas, desde o Parque de Santa Marta até ao Jogo da Bola e à igreja de S. Pedro, ora aplaudindo, ora encorajando a continuar a correr e a vencer o cansaço. Esta corrida inseriu-se num conjunto de atividades que visam promover a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que irá decorrer em Lisboa em agosto de 2023, trazendo centenas de milhares de jovens católicos do mundo inteiro ao nosso país para um encontro com o Papa. É realmente entusiasmante e vibrante todo o envolvimento ao redor da preparação da JMJ e precisamos da ajuda de cada um! «Maria levantou-se e partiu apressadamente» é o tema tão certeiro desta JMJ, convidando todos os jovens a olhar o exemplo de Maria – a Mãe de Jesus – e a levantar-se da tristeza, do desânimo e da letargia provocados pela pandemia, pela guerra e por outras crises que nos assolam.

Em maio, tivemos a já tradicional peregrinação a Fátima nos dias 10, 11 e 12. É sempre assim, em maio e outubro vamos ao encontro de Nossa Senhora e dos Pastorinhos em Fátima. Com uma fantástica equipa de apoio, éramos mais de cinquenta peregrinos a andar, desde Santarém até Fátima, cheios de alegria e boa disposição. As motivações eram diversas: uns para agradecer, outros para pedir por si ou por outros, outros simplesmente para rezar ou para procurar Deus e ainda outros sem saber bem a razão, mas chamados a caminhar: «levanta-te e anda»! A peregrinação é bela imagem da nossa caminhada na fé em Igreja, como um rebanho que faz meh-meh, conduzidos por caminhos seguros por Jesus, o Bom Pastor. Curiosamente, encontrámos tantos pastores e tantas ovelhas no caminho! No meio da beleza dos Olhos d’Água e dos caminhos de terra batida pela serra e dos campos de papoilas, entre confissões e orações, tivemos a alma renovada. Nas dificuldades, como na subida da serra junto a Minde, todos pudemos apanhar uma pedra no caminho, lembrando as dores que carregamos, partilhando-as uns com os outros e entregando essas pedras no altar da Missa. E depois, à chegada ao santuário de Fátima, foi tão bom experimentar o acolhimento e o colo de Nossa Senhora e rezar o Terço com a multidão de peregrinos na procissão das velas!

Finalmente, na noite de 14 maio quisemos corresponder ao pedido de Nossa Senhora e rezámos o Terço Vivo aqui na Praia dos Pescadores. Foi uma beleza! Com o tempo favorável, embora ameaçasse chuva, foram chegando centenas de pessoas para rezar o Terço, iluminando a Praia e as Ribas com as luzes das velas, que na areia desenhavam uma pomba, manifestando este desejo de paz. As músicas e as danças das jovens entre cada Mistério da Paz tornaram a noite tão especial e houve também espaço para um silêncio partilhado e para um abraço a todos os refugiados ucranianos que rezaram connosco. A oração aproxima-nos uns dos outros e motiva-nos a buscar a reconciliação e a paz.

Termino este texto olhando para o que vem a seguir: temos o festival vicarial da canção no dia 28 maio, no Barril (Encarnação). Venham apoiar os nossos jovens! Teremos também a visita da Cruz diocesana da JMJ e do ícone da Sagrada Família, que estarão na Ericeira e na Carvoeira durante os dias de Pentecostes. Depois começam as festas dos santos em cada fim-de-semana de junho e precisamos de os celebrar! Espero contar-vos muito mais na próxima edição.

Um abraço amigo do Padre Tiago