Cristo ressuscitou, aleluia!

Caros amigos, escrevo-vos mais uma vez para dar conta do que foi acontecendo na paróquia da Ericeira e da Carvoeira ao longo do último mês.

A Quaresma ficou marcada pela guerra na Ucrânia, que tanto afetou a nossa vida. É impressionante constatar como estamos todos interligados e os dramas humanos na Ucrânia, parecendo longe, estão tão perto e têm repercussões também na nossa vida diária a nível económico e social. Talvez esta proximidade nos possa humanizar mais e fazer crescer no empenho pela paz. Talvez esta proximidade nos possa despertar também para a urgência da Páscoa de Jesus.

Foi assim, tendo a guerra como pano de fundo, que as crianças da paróquia saíram à rua no final de março para rezar a Via-Sacra pelas ruas da Ericeira. Foi comovente ver cada grupo da catequese a carregar a cruz de Jesus, colocando a sua mão na cruz. Nesse gesto descobrimos que a cruz de Jesus pesa e passa também por cada um.

Na semana seguinte, entre 3 e 8 abril, tivemos a presença de 35 missionários do Colégio de S. Tomás, que vieram servir e levar a todos a exortação a ser protagonistas neste tempo de recuperação das várias crises em que nos encontramos. Ao longo da semana, eles foram visitando as casas, ruas e lares, cantando, animando e levantando a nossa comunidade com a frescura desta juventude comprometida com Deus e com cada um. Entre as lições marítimas com o Chico Porras e outros pescadores e outras atividades, os missionários participaram ainda na procissão de Nossa Senhora das Dores até à igreja de Santa Marta e prepararam o salão paroquial para o jantar de acolhimento aos refugiados ucranianos, que na Ericeira e Carvoeira encontraram hospitalidade. Foi tão tocante rezar pela paz na Missa e ver o abraço que os missionários e voluntários do FAROL deram a cada refugiado naquela noite de 7 de abril no salão paroquial. Aí esteve também o sr. Honorato, outro grande contador de histórias da Ericeira, e vimos o caminho a percorrer para restaurar os laços da comunidade, através da presença e da sabedoria dos mais velhos, da irreverência e alegria dos jovens e também da hospitalidade e testemunho de fé e esperança aos irmãos ucranianos que aqui procuram refúgio e pedem a generosidade de todos nós.

No fim-de-semana dos Ramos, tivemos a aguardada Procissão do Senhor Jesus dos Passos. Mais de quarenta anos depois, a procissão voltou a sair à rua e contou com a presença e ajuda de tantos voluntários, entre andores, lanternas, pálio, anjinhos, escuteiros, todos muito bem orientados pelos responsáveis da procissão – a Patrícia, a Lucinda, o Gonçalo e o Ruy. A acompanhar a procissão veio também o Pe. Miguel Almeida SJ, para proferir o sermão do encontro, onde lembrou que «o Senhor está no meio de nós», no meio dos sofrimentos e das dificuldades da vida de cada um.

Assim entrámos na Semana Maior, a Semana Santa que faz de nós cristãos. Recordámos na Quinta-Feira Santa que o caminho do serviço nos leva à paz e que Jesus Se levantou para servir e nos confiar na Igreja essa missão do sacerdócio e da caridade, juntamente com o Tesouro da Eucaristia. Foi esse milagre que fez o jornalista ateu André Frossard descobrir a fé cristã e pedir o Baptismo a 8 de julho de 1935 em Paris. Ainda nessa celebração pudemos lavar os pés aos refugiados ucranianos. Na sobriedade da celebração da Paixão e da Procissão do Senhor Morto, em Sexta-Feira Santa, recordámos como Jesus Cristo foi levantado da Terra na Cruz, cumprindo assim a profecia anunciada. Nesse levantamento, Ele mostrou-Se solidário com as nossas dores e tomou o nosso lugar de pecadores. Desse modo, o ator italiano Pietro Sarubbi, dando vida a Barrabás nas filmagens do filme A Paixão de Cristo, em 2004, compreendeu que Jesus deu a vida por ele e por cada um de nós. Isso levaria o ator a converter-se e a voltar à prática da fé na Igreja Católica. Finalmente, depois do Sábado Santo tivemos a alegria da Vigília e do Domingo da Páscoa da Ressurreição de Jesus, onde vimos que o acontecimento histórico da ressurreição de Jesus, testemunhado por tantos, mesmo se incompreensível apenas à luz da razão, nos convida a levantarmo-nos com Ele e a tirar as consequências para a nossa vida.

Vivemos agora o tempo pascal. Aproveitemos a correr para levar a todos esta feliz notícia da ressurreição e aproveitemos para renovar a caminhada sinodal e preparar os próximos eventos paroquiais: a corrida JMJ da Páscoa, a Peregrinação a Fátima a pé nos dias 11 e 12 maio e o Terço vivo a 14 maio. Contamos convosco!

Espero contar-vos muito mais na próxima edição de maio. Santa Páscoa!

Um abraço amigo do Padre Tiago