Igreja de São Pedro

Originalmente, esta Igreja paroquial foi uma capela, a Capela de São Pedro, recebendo do Arcebispo de Lisboa, D. Pedro de Noronha (1446) a faculdade de ter pia batismal.

A partir de 1658 foi várias vezes ampliada até atingir a atual dimensão.

A capela-mor exibe quatro telas retratando a vida de São Pedro e, ainda, o retábulo, o sacrário em talha dourada e imagens barrocas de São João Evangelista e de São Pedro.

Na nave existem quatro altares laterais com as seguintes invocações: Nossa Senhora da Conceição, com as imagens de Sto. António e Sta. Terezinha (séc. XIX); Sagrado Coração de Jesus com as imagens de Nossa Senhora de Fátima, Sta. Inês e Sta. Luzia (séc. XIX); Nossa Senhora do Rosário (séc. XVII) e a capela do Calvário com a imagem de Cristo Crucificado, Nossa Senhora e S. João Envangelista, e a imagem de Jesus morto (séc. XVII).

Existiram durante vários séculos numerosas confrarias entre as quais se salientam as seguintes: Nossa Senhora da Conceição (com altar próprio), S. Pedro, Nossa Senhora do Rosário (com altar próprio), Almas, S. Frei Pedro Gonçalves Telmo (padroeiro dos homens do mar).

Sob um arco junto à entrada está a imagem do Sr. Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores.

Duas telas (do séc. XVII) embelezam a nave da igreja, uma representado o "Ecce Homo" a outra o "Lava pés."

As paredes são revestidas a azulejos policromados do séc. XVII representando cenas da vida de S.Pedro.

O teto de madeira em caixotões de telas ao centro representa a "Negação de Pedro".

Na sacristia está atualmente o altar de Nossa Senhora do Carmo, que primitivamente estava no alpendre da igreja (destruído para ampliação do templo) e um arcaz barroco datado de 1880.

Frente à igreja existe um cruzeiro que foi erigido em 1782.

No adro da igreja celebra-se anualmente a festa de Nossa Senhora da Conceição a 8 de dezembro e o arraial de S. Pedro na noite de 28 para 29 de junho.