CAPELA DE SANTO ANTÓNIO
A capela hoje mais conhecida como de "Santo António", situa-se numa plataforma sobre a Praia dos Pescadores na vila da Ericeira, formando o epicentro da progressão urbana da vila. Diz-se ainda hoje que divide o Norte do Sul.

Sobre a história da capela pouco se sabe, sobretudo anteriormente ao séc. XVII. Alguns registos apontam-na como coeva à Paroquial (séc. XIV ou XV), não registando vestígios materiais dessa época.

Foi capela da Câmara, próximo do primeiro Paço do Concelho. Sabe-se que em 1609 já era sede das confrarias de Nossa Senhora da Boa Viagem dos Homens do Mar e nela decorriam as suas sessões. Em 1645 passou a ser a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Era também nesta capela que funcionava a Confraria de Santo António, confraria das raparigas solteiras.
É curioso notar que esta capela tem assim duplo orago, ambos com o mesmo grau de importância.

Capela de modestas proporções não se cingia apenas ao culto, mas também a "farol" assinalando a entrada dos barcos no porto da Praia dos Pescadores, servindo-se para isso do pequeno sino colocado num nicho na parede do lado poente.

Em 1645 foi forrada a azulejos policromos, custeados pela oferta de um anel de grande valor, formando padrões diversos, dos quais se destaca, sobre o arco triunfal, ainda hoje conservado, um pequeno registo de Nossa Senhora da Boa Viagem com o Menino, rodeado de seis cabeças aladas de anjos, com os monogramas de Cristo, Maria e José e datados de 1634.

A primitiva imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem de maiores proporções, em madeira estofada e policroma, restaurada em 1761, foi vandalizada e lançada ao mar na noite de 22 para 23 de janeiro de 1912. Desta imagem apenas restou a mão que deu à costa no dia seguinte e que se conserva atualmente no Museu da Santa Casa da Misericórdia da Ericeira.

O atual edifício é do séc. XVII, resulta da ampliação do anterior, e uma das obras ficou registada nas portas da frontaria - 1664. Em 1993 foi sujeita a obras de conservação e restauro da talha, pintura e douramento do retábulo. O coro alto possui um varandim de madeira de postes torneados que se repetem no púlpito lateral da capela.


Existem na capela seis imagens, a de Nossa Senhora da Boa Viagem, ladeada pelas imagens de Sto. António do lado direito e S. Vicente do lado esquerdo, ambas datadas do séc. XVIII, de pequenas proporções, em madeira estofada com grande primor e graciosas, uma outra imagem de Sto. António de maiores proporções já do séc. XX, e na nave em pianhas embutidas na parede, as imagens de S. Pedro e Sta. Catarina de Alexandria, também do séc. XVIII, em madeira estofada. Na sacristia existe um arcaz do séc. XVII/XVIII e uma imagem de S. Francisco de Assis sem datação certa.

Atualmente celebra-se no terceiro fim de semana de agosto as festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira dos pescadores da Ericeira.