CARTA DO CARDEAL-PATRIARCA ÀS FAMÍLIAS
21 de maio de 2022

CARTA DO CARDEAL-PATRIARCA ÀS FAMÍLIAS  

Caras famílias do Patriarcado de Lisboa,  

A todos saúdo com muita proximidade e estima, confiando na proteção da Sagrada Família de Nazaré para todos e cada um de vós.  

Também para vos convocar para o X Encontro Mundial das Famílias, que se realizará em cada uma das dioceses de todo o mundo, em simultâneo com Roma, nos dias 22 a 26 de junho. Terá a sua abertura nas paróquias na quarta 22, um evento na Vigararia de Mafra na quinta 23, oração nas paróquias e nas famílias a 24, a possibilidade de participar no Congresso Teológico Pastoral "A vocação ao Amor e à Santidade dos jovens e das famílias" na paróquia de Santa Joana Princesa (Lisboa) das 10 às 19 horas, no sábado 25.  

Convido-vos muito especialmente para a Festa da Família, grande encontro presencial diocesano, que decorrerá em Vialonga, Vigararia de Vila Franca de Xira, no Domingo 26 de junho, com o tema "Famílias a caminho da Jornada Mundial da Juventude". Sobre todas estas ações, podereis encontrar informação no Setor da Pastoral Familiar do Patriarcado de Lisboa.  

Como sabeis, será na primeira semana de agosto de 2023 que Lisboa acolherá uma multidão de jovens do mundo inteiro, para viverem com o Papa Francisco essa ocasião única e marcante das suas vidas, como certamente será. Dedicada aos jovens, a JMJ mobiliza-nos a todos, mesmo aos que somos "jovens há mais tempo" e conservamos na memória os ideais dessa idade bonita, que agora partilhamos com quem vive dos 15 aos 30 anos. Partilha que acontece muito nas famílias, igrejas domésticas e local por excelência de intercâmbio de gerações. Também no que à transmissão da fé diz respeito, como já São Paulo disse ao seu jovem discípulo Timóteo: «Trago à memória a tua fé sem fingimento, que se encontrava já na tua avó Loide e na tua mãe Eunice e que, estou seguro, se encontra também em ti» (2 Tm 1, 5).  

Representantes das paróquias e dos movimentos familiares católicos, por todos espero em Vialonga no Domingo 26 de Junho, que será muito preenchido de momentos de partilha, festa e celebração. Precisamos de nos ver e rever, para assim reforçarmos a certeza e a beleza da proposta familiar cristã, tão urgente hoje em dia e entre nós!   Terei todo o gosto em oferecer diplomas de Bênção aos casais que completam este ano 10, 25, 50, 60 ou mais anos de matrimónio. São magníficos marcos duma existência que acontece todos os dias. O modo de inscrição para tal também é indicado pelo Setor da Pastoral Familiar com a colaboração dos párocos.  

Com oração e muita estima,
+ Manuel Clemente  

Os casais que fazem 10, 25, 50, 60 ou mais anos de casados em 2022 podem receber o Diploma com a bênção do Cardeal-Patriarca de Lisboa e reservar lugar sentado na Missa de Encerramento da Festa da Família.
Inscrições até 31 maio e informações aqui: https://forms.gle/LphqgtLyiZKvK33w5