JESUS CHRIST MATTERS | NOTÍCIAS DA IRMÃ BETA
04 de janeiro de 2021

Cheguei ao Sudão do Sul. Feliz e contente.  
Ano novo vida nova.  

Hoje o meu desejo É dizer-vos que cheguei bem e dar-vos algumas informações sobre este lindo país. Estou no continente africano, onde existem 54 países e o Sudão do Sul é o mais novo país da África. Ficou independente a 9 de julho de 2011. Tem quase 10 anos de idade. Ainda é uma criança. 

A capital do Sudão do Sul é Juba, por aqui estou até ao final de janeiro. Depois irei para uma das 8 comunidades que temos no Sudão do Sul.
Pode-se dizer que o Sudão do Sul é do tamanho da França e faz fronteira com 7 países, como podem ver no mapa. Este país foi massacrado com várias guerras e ainda existem muitos conflitos. 

Existem mais de 64 tribos, mas as mais predominantes são os Dinka, os Nuer e os Shilluk. Devido a muitos anos de guerras a cultura do Sudão do Sul foi influenciada pelos seus vizinhos, especialmente pelos árabes. Assim a língua oficial é o inglês e o árabe. Os cristãos são 60% e depois a religião tradicional 32%. Os mulculmanos são 7%. 

A sua economia é muito pobre. Existe muito pouco desenvolvimento. Temos bananas, cana de açúcar, mangas, papaia, amendoins mas tudo de produção rural.  O Sudão do Sul é abençoado com muitos recursos naturais tais como petróleo, zinco, cobre, ouro, prata e muita boa madeira. Mas a sua exploração é feita por estrangeiros e muita exploração laboral. Os alimentos são caros, por exemplo, uma coca-cola custa 1€, mas a base de um ordenado, se existe é cerca de 50/100€ por mês. A moeda do Sudão do Sul é South Sudan Pounds.

A nível da educação 80% da população não sabe ler nem escrever. As crianças estão a começar a ir à escola. Mas aqui também há um grande desequilíbrio entre rapazes e raparigas. Só uma mínima parte das raparigas vão à escola. À universidade chegam 2 ou 3 jovens. 

Muitos dos jovens foram “crianças soldados”, o que provoca muita violência nos grandes centros, formando gangs.  

Existem muitas crianças na rua. Só em Juba existem pelo menos 3000 crianças na rua. As oportunidades de trabalho para a juventude são escassas. Aqui existe muito o “boda boda”, que são estas motas que podem ver na imagem. Muito a Igreja tem trabalhado para que o sistema de saúde melhore, pela promoção da mulher e na formação de leaders na educação. 

As Igrejas Católica e Anglicana têm sido muito importantes no processo de paz neste país. O Sudão do Sul tem 9 dioceses, algumas ainda à espera de bispo. É uma Igreja ainda a nascer. Por isso Jesus Cristo é importante, muito importante nas nossas vidas. Nós, irmãs, somos cerca de 30. Espelhadas pelas 8 comunidades. 

Jesus Cristo é importante, é tão importante nas nossas vidas que vimos de longe, como os reis magos, procurando Jesus neste povo sudanês. Enfrentamos muitas dificuldades, mas não desistimos tal e qual como os reis magos que vieram de tão longe procurando Jesus, o Rei.   

Eu apenas cheguei e começo a amar este país, estes povos. Mas vejo como as minhas irmãs estão felizes por estarem aqui e por encontrarem Jesus nas suas vidas. Jesus Matters!  

Assim peço que continuem a rezar por mim, por nós – irmãs missionárias combonianas – por este povo sul sudanês, por esta Igreja a nascer. Eu não me esqueço de vocês. No próximo mês dou mais notícias.  

4 de janeiro de 2021
Ir. Beta “Louca, mas feliz”
Obrigada por participarem na minha loucura.
Beijos e abraços.